Neil Gaiman é um autor de romances e quadrinhos inglês. Vive em Minneapolis, Estados Unidos da América com sua mulher, Mary McGrath, e três filhos: Holly, Michael e Maddy Gaiman.
Há mais de vinte anos no ramo, Neil Gaiman é um dos maiores argumentistas das HQs modernas e um dos chamados "escritores para todas as idades" mais vendidos. Seu nome está listado no Dictionary of Literary Biography com um dos dez melhores escritores pós-modernos vivos e é um prolífico criador de trabalhos em prosa, poesia, filmes, jornalismo, músicas, quadrinhos e dramaturgia.
Entre suas obras em prosa estão "Deuses Americanos" e "Belas Maldições", a segunda em parceria com Terry Pratchett; e sua criação quadrinística mais conhecida é Sandman, que tem como personagens principais o Sandman, uma personificação antropomórfica do Sonho que também é conhecido como Morpheus, numa referência à mitologia grega e seus irmãos, Morte, Destino, Delírio, Desejo, Desespero e Destruição.
As capas da revista Sandman foram desenhadas pelo parceiro artístico e amigo de Neil Gaiman, Dave McKean (com quem trabalhou em outras histórias em quadrinhos como Violent Cases, Orquídea Negra e Mr. Punch). Em seus trabalhos cinematográficos, encontramos "Mirrormask", seu filme ao lado de Dave McKean e a Jimmy Hensons Company, estreou em Maio de 2005 nos cinemas e "Neverwhere" mini série para televisão que escreveu, e é exibido pela BBC inglesa.
Em 2007, entrou em cartaz a animação Beowulf, co-roteirizada por ele, além do longa de Stardust, uma de suas mais aclamadas obras, realizada ao lado de Charles Vess. Antes disso, em 2005, estreou seu primeiro filme em parceria c om Dave McKean, Máscara Da Ilusão.
O trabalho de Gaiman foi traduzido na Itália, Espanha, Holanda, Alemanha, França, Brasil, Suécia, Noruega, Dinamarca, Israel, Polônia, Bulgária, Grécia, Finlândia, Japão, Hungria e muitos outros países. Seu trabalho como jornalista já apareceu no Time Out, no The Sunday Times, no Punch, no The Observer Colour Supplement e em muitos outros lugares.
Neil Gaiman foi vencedor de 3 Hugos, 2 Nebulas, 1 World Fantasy Award, 4 Bram Stoker Awards, 6 Locus Awards, 2 British SF Awards, 3 Geffens, 1 International Horror Guild Award e 1 Mythopoeic.
Neil levou boas lembranças do público brasileiro. Sua primeira visita ao Brasil foi em 1995, no Sesc Pompéia, na HQMix, de onde teve que sair protegido por seguranças, tão grande era o assédio dos fãs. Já em 2001, foi um dos escritores mais badalados na Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro. Além das grandes filas de autógrafos no stand da Conrad Editora, Gaiman foi entrevistado por praticamente todos os grandes veículos de mídia brasileiros. Dois dias depois, na Fnac de São Paulo, 1200 pessoas lutavam pelo seu autógrafo. Acabou voltando pra casa completamente sem voz, segundo ele mesmo disse numa entrevista.
A série Sandman já foi integralmente lançada pela Editora Globo/Devir e vem sendo reeditada em dez luxuosas edições de capa-dura, editadas pela Conrad Editora. A editora também é reponsável pelas Graphic Novels Caçadores de Sonhos e Noites Sem Fim, pelos livros Sandman - Livros dos Sonhos I e II, por Stardust, por Deuses Americanos, pelo mangá Morte, A Festa, além do recente Os Filhos de Anansi. A editora Brainstore chegou a reeditar alguns números de Sandman, mas acabou fechando antés de chegar ao número 30. Foi responsável por algumas edições de Sandman Apresenta, como Hellblazer - Love Street, Lúcifer - Cartas na Mesa e Tudo o que você queria saber sobre sonhos e tinha medo de perguntar. A Via Lettera nos trouxe Fumaças e Espelhos (Smoke And Mirrors) e a Editora Bertrand Brasil, Belas Maldições (Good Omens).
[ os filhos de anansi ]
[ sandman apresenta: lúcifer, tenho esse tb ;) ]
[ sandmad apresenta: hellblazer - love street, mais um da minha coleção ]
[ sandman apresenta: lúcifer, tenho esse tb ;) ]
[ sandmad apresenta: hellblazer - love street, mais um da minha coleção ]
Outras editoras, entre elas a Ópera Graphica e a Pandora Books, também estão lançando muito do material relacionado à serie Sandman, como Mervin Pumpkinhead - Agente dos Sonhos, A Ultima Tentação (com pitadas de Alice Cooper no roteiro), Vertigo Inverno (que contém algumas estórias escritas por Gaiman), Os Pequenos Perpétuos, a mini-série Bem-vindo à Casa dos Mistérios, a especial A Canção de Orpheus, relançada numa belíssima edição de capa cartonada, a mini-série Destino, Crônica de Uma Morte Anunciada, a mini-série Os Livros da Magia, etc.
[ mervin pumpkinhead - agente dos sonhos, é, tenho esse tb... ]
[ a última tentação, sem querer humilhar, mas tb tenho ]
[ a última tentação, sem querer humilhar, mas tb tenho ]
Em 2004 escreveu para a Marvel Comics a mini-série 1602 (que mostrava uma realidade alternativa em que os personagens principais da Marvel habitavam a época da inquisição) e assinou o contrato para mais um trabalho futuro para a editora. Em 2006 foi divulgado o seu novo trabalho para a Marvel: Uma ressurreição dos Eternos (The Eternals) personagens criados por Jack Kirby nos anos 70 e praticamente esquecidos depois do fim da série. The Eternals por Neil Gaiman (roteiro) e John Romita Jr. (desenhos) é uma mini-série em 7 edições, tendo seu início em Junho de 2006 e conclusão em Fevereiro de 2007.
[ os eternos ]
[ 1602, preciso dizer que tenho? ]
[ 1602, preciso dizer que tenho? ]
Nas próximas postagens vou escrever mais sobre Sandman e Os Perpétuos, Stardust, Máscara da Ilusão,etc...
Fontes:
wikipedia
sonhar.net
Fontes:
wikipedia
sonhar.net