domingo, 24 de fevereiro de 2008

She said, "Every living creature on earth dies alone"




Donnie Darko é um filme de 2001 escrito e dirigido por Richard Kelly, um diretor estreante, que andava para cima e para baixo com um roteiro de ficção científica embaixo do braço, até Drew Barrymore se interessar e resolver bancá-lo através da sua produtora Flower Films.


[ Jake Gyllenhaal e Richard Kelly ]

[ Donnie Darko e Professora Karen Pomeroy ]


A história se desenrola em uma atmosfera sombria do fim dos anos 80 em uma pequena cidade claramente dividida entre liberais e conservadores. Nesse turbilhão se encontra Donnie Darko (Jake Gyllenhaal), um garoto problemático com sonambolismo e alguns traços de esquizofrenia. Em uma noite, um coelho gigante acorda Donnie, salvando sua vida, pois repentinamente uma turbina de avião despenca do céu caindo exatamente na cama de Donnie. O coelho gigante ainda profetiza que o mundo irá se acabar dentro de pouco tempo.


[ Donnie Darko ]

[ Frank ]

[ 28 dias, 06 horas, 42 minutos, 12 segundos ]



Donnie se mostra dividido entre a realidade e suas alucinações, junto a isso, muitos questionamentos sobre o sentido da vida e, principalmente, da morte. O filme se desenrola recheado de mistérios e tem um final surpreendente.








[ Donnie Darko e Gretchen Ross ]

A grosso modo, estas são as histórias de Donnie Darko, o projeto e o personagem principal. Olhando mais de perto, porém, o que se vê é um filme dramático, mas também engraçado, que ao mesmo tempo fala de viagem no tempo e de Deus. Ouvidos a postos, a trilha sonora inclui clássicos dos anos 80, como Echo & the bunnymen (The Killing Moon), Tears for fears (Head over heels), Duran Duran (Notorious), Joy Division (Love will tear us apart), The Church (Under the milk way), além do sensacional cover de Mad World, do Tears for fears, por Gary Jules.




Clipe da música Mad World, interpretada aqui por Gary Jules:



Letra:

All around me are familiar faces
Worn out places
Worn out faces
Bright and early for the daily races
Going no where
Going no where
Their tears are filling up their glasses
No expression
No expression
Hide my head I wanna drown my sorrow
No tomorrow
No tomorrow
And I find it kind of funny
I find it kind of sad
The dreams in which I’m dying are the best I’ve ever had
I find it hard to tell you
I find it hard to take
When people run in circles its a very very
Mad world
Mad world

Children waiting for the day they feel good
Happy birthday
Happy birthday
And I feel the way that every child should
Sit and listen
Sit and listen
Went to school and I was very nervous
No one knew me
No one knew me
Hello teacher tell me what’s my lesson
Look right through me
Look right through me
And I find it kind of funny
I find it kind of sad
The dreams in which I’m dying are the best I’ve ever had
I find it hard to tell you
I find it hard to take
When people run in circles its a very very
Mad world
Mad world
Enlarging your world
Mad world


Tradução:

À minha volta são todos rostos familiares.
Lugares desgastados.
Rostos desgastados.
Claro e cedo para suas corridas diárias
indo a lugar nenhum.
Indo a lugar nenhum.
E suas lágrimas estão enchendo seus óculos.
Sem expressão.
Sem expressão.
Escondo minha cabeça, quero afogar meu sofrimento.
Sem amanhã.
Sem amanhã.
E eu acho isso meio cômico.
E eu acho isso meio triste.
Os sonhos nos quais estou morrendo são os melhores que eu já tive.
Eu acho difícil te dizer
porque acho difícil de entender.
Quando as pessoas andam em círculos é
um mundo muito, muito louco.
Mundo louco. Mundo louco.

Crianças esperando pelo dia quando se sentem bem:
feliz Aniversário.
Feliz Aniversário.
E eu me sinto do jeito que toda criança deveria
sentar e escutar.
Sentar e escutar.
Cheguei à escola e estava muito nervoso.
Ninguém me conhecia.
Ninguém me conhecia.
Olá, professora, diga-me minha lição.
Olha através de mim.
Olha através de mim.
E eu acho isso meio cômico.
E eu acho isso meio triste.
Os sonhos nos quais estou morrendo são os melhores que eu já tive.
Eu acho difícil te dizer
porque acho difícil de entender.
Quando as pessoas andam em círculos é
um mundo muito, muito louco.
Mundo louco. Mundo louco.


Com um orçamento de filme independente (US$ 4 milhões), Richard reuniu um ótimo elenco, com destaque para o protagonista Jake Gyllenhaal.






Vale destacar também os personagens secundários - extremamente importantes para a história: a professora de Literatura (Barrymore), o professor de Física (Noah Wyle) e guru de auto-ajuda interpretado por Patrick Swayze.



[ Professor Kenneth Monnitoff e Professora Karen Pomeroy ]

[ Jim Cunningham ]

[ Donnie Darko e Roberta Sparrow, a Vovó Morte ]

[ Donnie Darko e Elizabeth Darko ]



Donnie Darko é um filme para se assistir mais de uma vez e, de preferência, com vários amigos(as). Isso porque ele é complexo a ponto de incitar longas discussões e possui ótimos diálogos, que renderão gargalhadas coletivas. É como se aqueles filmes de terror sem motivação alguma que você assistia na adolescência ganhassem pitadas de De Volta para o Futuro, roubassem umas referências dos livros de Stephen King e tivessem a sagacidade das discussões de Seinfeld.





O texto acima é uma adaptação dos sites: wikipedia e omelete.

Trailer do filme:





Não sei pq me deu vontade de falar desse filme hoje. Sabe aquele tipo de filme que mexe com vc? Que te faz criar milhões de teorias e ficar debatendo com os amigos? E não é só isso! Ele te faz pensar na vida, em como vc vive, pq vc vive e por quem vc vive. Isso é o que acontece quando vc acaba de ver DONNIE DARKO.




Mas apesar de tudo isso, de todas as teorias sobre viagens no tempo, universos paralelos e outras coisas que se falam sobre o filme, hoje queria falar sobre o que eu senti quando vi esse filme pela última vez. Solidão! Senti uma imensa solidão revendo esse filme.





É como Roberta Sparrow, a Vovó Morte, diz no filme: "Every living creature on earth dies alone." E foi exatemente o que aconteceu com Donnie no fim do filme.



E provavelmente é o que vai acontecer comigo...






Imagens do site: imdb

Um comentário:

Rafael Araujo disse...

.

Às vezes eu fico pensando se é burrice pensar diferente disso... Que no final tá é todo mundo sozinho. [só no final?]

Eu ainda nao vi o filme, mas tinham me falado muito bem faz umas duas semanas. E depois desssa postagem vou ter que ver.

E grande parte da trilha sonora faz parte da minha lista de músicas favoritas. Bom, né? Já vou entrando no clima de partir dessa pra melhor [já q pior é meio difícil].

Muito boa essa postagem...

Abraço, brow o/

.

 
Loading